Vaivém completa uma semana!

Hoje a nossa residência completa uma semana!

Entramos no nosso ateliê coletivo na 4a passada, que começou vazio mas já acolhedor. O espaço desenhado pela maravilhosa Bartira Ghoubar era assim pensado, para tudo ser móvel (literalmente, com rodinhas) e parcialmente acabado, para ser completado e movido de forma orgânica, seguindo a evolução dos projetos e das interações entre os artistas.

Uma “pele” – uma parede de vidro fixa do SESC – separa o espaço do ateliê do espaço expositivo (embora tudo será espaço expositivo, também a parte do ateliê). Mas estamos aos poucos ocupando também esse outro espaço… eu, por exemplo, fiz as conversas com os atores da Cia Hiato lá. Almofadas no chão de madeira (que será futuramente ocupado pelo trabalho do Nobuhiro) fez o ambiente parecer uma sala de estar meio zen, o que já imediatamente ajudou a criar o clima intimista que eu buscava.

A convivência está sendo, realmente, ótima. Tivemos algumas atividades “extra” com os convidados estrangeiros (dois jantares nas casas de participantes do projeto, algumas vernissages e visitas a galerias/museus etc.) o que já deu para nos aproximar em pouco tempo, além deles entrarem em contato com a vida “paulistana”.

Se semana passada a gente estava ainda tateando um pouco, descobrindo o espaço e os projetos que queríamos desenvolver, esta semana está sendo já de produção e de foco total. A Ana já começou seus desenhos, o Nobuhiro e a Iara a fazer maquetes e projeções de suas intervenções no espaço, o Tristan não para de ler e escrever (o que, exatamente, ainda permanece um mistério para mim), a Renata alterna entre ter em punhos o seu gravador sonoro e sentar na frente do computador para editar, a Nezaketh já gravou um vídeo no centro de São Paulo e foi gravar outro na praia… enfim, todos mergulhados em seus processos.

Quanto a mim, já fiz as conversas com os 6 atores da Cia Hiato, conversas que serão a base do meu projeto, intitulado “Impressões de um Discurso Amoroso”. Estou preparando agora a gravação, que ocorrerá semana que vem, além de pensando a instalação (com 6 monitores LED e um projetor) com a ajuda da nossa grande produtora Valéria Prata e a Bartira.

Ao lado de tudo isso, como o processo é aberto ao público, recebemos tanto público espontâneo, quanto amigos que vêm nos visitar. Hoje a Rachel Kogan passou por aqui, mais tarde a Andrea Velloso vem me ver… Para mim, que estou mais na Suiça do que no Brasil, é também uma oportunidade de receber e conversar com pessoas queridas.

A turma do “educativo” (nós, “vaivéns”, não gostamos muito nem dessa palavra e menos ainda de chamá-los de “mediadores”, mas enfim…) está sempre presente, nos ajudando nessa interação com o público – às vezes estamos mais disponíveis para conversa, às vezes estamos super concentrados no trabalho. Engraçado que nosso ambiente é tão acolhedor que já aconteceu mais de uma vez de um frequentador do SESC sentar numa das mesas vazias e começar a ler ou escrever…

Semana que vem o educativo vai ter uma carga pesada de trabalho: começam visitas monitoradas, com 3 turmas de 80 pessoas cada turma, por dia! Vai ser uma loucura. Estou curiosa como vamos conseguir dar conta de trabalhar e receber esse povo todo…

Abaixo algumas fotos que tirei nesses dias intensos!

Eu com o artista japonês Nobuhiro Ishihara, o meu convidado para o projeto! Nos conhecemos em 2010 numa residência na Coréia do Sul. Esse foi o nosso primeiro encontro em São Paulo, durante o jantar de recepção aos artistas estrangeiros.

Eu com o artista japonês Nobuhiro Ishihara, o meu convidado para o projeto! Nos conhecemos em 2010 numa residência na Coréia do Sul. Esse foi o nosso primeiro encontro em São Paulo, durante o jantar de recepção aos artistas estrangeiros.

Nobuhiro fazendo um origami com uma nota de real?

Nobuhiro fazendo um origami com uma nota de real?

Claudia e Nobuhiro em visita ao Paço das Artes.

Claudia e Nobuhiro em visita ao Paço das Artes.

Foto "time de futebol", com Claudia, Tristan, eu, Ana Roldan (artista mexicana amiga minha, também em São Paulo por coincidência), Nobuhiro, Nezaketh e o suiço Thomas Haemmerli (namorado da Ana). Aqui estamos visitando uma galeria.

Foto “time de futebol”, com Claudia, Tristan, eu, Ana Roldan (artista mexicana amiga minha, também em São Paulo por coincidência), Nobuhiro, Nezaketh e o suiço Thomas Haemmerli (namorado da Ana). Aqui estamos visitando uma galeria.

Já concentrados! No primeiro dia de Vaivém (dia 14/08).

Já concentrados! No primeiro dia de Vaivém (dia 14/08).

Nezaketh nos ensinando um pouco de turco e alemão

Nezaketh nos ensinando um pouco de turco e alemão

Nezaketh and Nobuhiro discussing works at the exhibition in MASP

Nezaketh e Nobuhiro discutindo obras na exposição do MASP

Claudia trabalhando bem à vontade

Claudia trabalhando bem à vontade

Iara e Thenji pirando com Pablito, nosso visitante mais jovem...

Iara e Thenji pirando com Pablito, nosso visitante mais jovem…

Eu e Paula Picarelli na nossa conversa sobre o(s) amor(es)

Eu e Paula Picarelli na nossa conversa sobre o(s) amor(es)

Fazendo primeiros testes no espaço onde será minha instalação

Fazendo primeiros testes no espaço onde será minha instalação

Nobuhiro com desenhos feitos por visitantes

Nobuhiro com desenhos feitos por visitantes

Brindando ao projeto! Depois de um maravilhoso cuzcuz paulista na casa da Renata Padovan.

Brindando ao projeto!

Ontem, 3a, reunião geral com a Bartira e os artistas. Cada um apresentou seu projeto e começamos a conversar sobre a ocupação do espaço e possíveis "conversas" entre as obras.

Ontem, 3a, reunião geral com a Bartira e os artistas. Cada um apresentou seu projeto e começamos a conversar sobre a ocupação do espaço e possíveis “conversas” entre as obras.

Claudia e Nobuhiro se comunicando graças ao Google Translate - Japonês-Inglês-Espanhol...

Claudia e Nobuhiro se comunicando graças ao Google Translate – Japonês-Inglês-Espanhol…

Nobuhiro estudando o espaço

Nobuhiro estudando o espaço

Ana super concentrada em seus desenhos.

Ana super concentrada em seus desenhos.

Um pensamento sobre “Vaivém completa uma semana!

  1. Pois é… No meio de tudo isto, falta tempo para postagens, mas a gente vai dando um jeitinho daqui e outro dali… O bom é que está sendo mesmo um processo muito gostoso.

Deixe um comentário

